Nossa História

Após a obtenção dos primeiros dados sobre o gado Canchim, houve interesse por parte de alguns criadores na formação de seus próprios rebanhos. Assim sendo, a raça Canchim foi expandida por criadores que formaram seus próprios rebanhos e continuaram o melhoramento da raça, e a expansão comercial da raça Canchim.

A 11 de novembro de 1971 criava-se a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Canchim (ABCCAN), hoje Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), com sede no Parque Fernando Costa, na cidade de São Paulo.

Após estudos realizados por uma comissão designada pelo Ministério da Agricultura, conforme Portaria no. 21, de junho de 1972, o Canchim foi reconhecido como Tipo Canchim. Em 25 de setembro de 1972, sob a portaria no. 20, o Ministério da Agricultura concedeu à ABCCAN a inscrição no. 25 da série Entidade Nacional, no Cadastro Geral das Associações Encarregadas do Registro Genealógico, para executar o registro genealógico dos Bovinos Tipo Canchim, em todo o território nacional. A 11 de novembro do mesmo ano, o então Ministro da Agricultura, Prof. Luiz Fernando Cirne Lima, dava início ao Registro Genealógico do Canchim, registrando na Fazenda de Criação de São Carlos o primeiro exemplar do Tipo Canchim.

Pela portaria no. 130, de 18 de maio de 1983, publicada no Diário Oficial da União de 20 de maio do mesmo ano, o Ministério da Agricultura reconhece como raça, o bovino do Tipo Canchim, que passa a se denominar Raça Canchim.

 

ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO

 

Registro genealógico

É o controle da genealogia de um animal. Por ocasião do registro é emitido um certificado numerado com a discriminação dos ascendentes até a 4ª geração. É uma atividade oficial, em que a associação age como delegada do Ministério da Agricultura. Animais registrados são isentos de ICMS por ocasião da venda. O processo de registro de um Canchim se inicia com o acasalamento de seu pai e sua mãe, obrigatoriamente animais registrados, que deve ser comunicado ao serviço de Registro Genealógico (SRG) pelo criador em formulário próprio, chamado “Comunicação de Cobertura”. Por ocasião do nascimento, deve haver nova comunicação à Associação, também em formulário próprio, chamado “Comunicação de Nascimento”. Após recebimento da “Comunicação de Nascimento”, a ABCCAN confere os dados desta com os da “Comunicação de Cobertura” e emite o “Registro Provisório do Animal”. Por volta dos 18 meses, técnicos credenciados pela Associação farão vistoria dos animais para verificar se os mesmos atendem às exigências do padrão racial da raça Canchim. Caso positivo, o criador receberá da Associação o “Certificado de Registro Definitivo”. Hoje a Associação mantém num sistema informatizado todo o controle da genealogia da raça Canchim.

 

Assistência e assessoria técnica

Os técnicos credenciados para vistoriar os animais para registro também estão aptos e treinados para dar toda a assistência e assessoria técnica, quando solicitada pelos criadores, desde as técnicas básicas de manejo e reprodução comuns a toda pecuária de corte, até critérios para seleção dos animais, acasalamentos, escolha de animais de exposição, etc.

 

Atividades de fomento

Divulgação, promoção e propaganda. Toda e qualquer notícia divulgada pela mídia televisada, falada ou escrita colabora para maior conhecimento da raça. Esta divulgação pode ser espontânea, mas também pode ser induzida, seja por “assessoria de imprensa” contratada para este fim ou pela diretoria, staff da Associação e criadores. Propaganda paga, mediante anúncios em jornais, principalmente de leilões e exposições, também é feita pela Associação. Material de promoção para distribuição ao público é muito importante nesta atividade. Destacamos:

Informativos da Raça Canchim
Vídeo da Raça Canchim
Folhetos de promoção da raça
Trabalhos técnicos
Outros materiais de divulgação

 

 

Exposições, leilões, eventos e a PCAD Prova Canchim de Avaliação de Desempenho

Exposições e leilões, mais frequentes no passado, são excelentes oportunidades para divulgação da raça, pois são neles que os criadores podem mostrar ao público, aos técnicos e aos criadores em geral as qualidades da cabeceira do seu plantel. A ABCCan coordenou a realização de cerca de 10 exposições anuais, a maioria delas acompanhada de leilões. Dentre as exposições, o grande momento anual vinha sendo a Exposição Nacional da Raça Canchim, com comparecimento de criadores de todas as regiões do País. O julgamento desta exposição tinha como objetivo escolher os grandes Campeões Nacionais, sem dúvida destaque entre os reprodutores da raça. Juntamente com a Nacional era realizado um leilão de grande importância. Eventos importantes como, por exemplo, provas de ganho de peso, dias de campo, leilões particulares de criadores e congressos da raça Canchim, também sempre contaram com a coordenação ou apoio da Associação.

 

Comercialização de animais e venda de sêmen.

A Associação pode auxiliar os associados na venda e compra de reprodutores e ainda na compra de sêmen dos principais touros da raça. O apoio à comercialização de animais é de grande utilidade, principalmente para os criadores novos e pequenos. A coleta de sêmen foi fator decisivo para o grande melhoramento racial ocorrido nos últimos anos na raça Canchim. Melhoramento e modernização racial. São sem dúvida atividades de extrema importância. A raça Canchim, por ser uma raça sintética, é um campo fértil para estas atividades, fazendo com que criar Canchim seja um desafio extremamente interessante (veja as caracteristicas do gado Canchim).

 

A partir do ano 2000 a ABCCan e os criadores de Canchim passaram a dar ênfase a Provas de Avaliação de Desempenho, com vistas a desenvolver touros para o cruzamento industrial. Afinal, se o touro Canchim tem a missão de levar o melhoramento via cruzamento industrial, na pecuária de corte, seja ela extensiva ou intensiva, a lapidação da raça passa pela parte funcional do touro para monta a campo, pela adaptação ao clima tropical das fronteiras da pecuária, pela precocidade, ganho de peso, e qualidade de carcaça e carne. Assim surgiu a PCAD – Prova Canchim de Avaliação de Desempenho, promovida pela ABCCan, com supervisão da Embrapa/Geneplus. As provas tem acontecido anualmente, PCAD 2017 reuniu 200 tourinhos, dos 15 principais criatórios, com premiação dos animais Elite. Os criadores associados são incentivados a levar seus melhores animais à PCAD. Saiba mais sobre a PCAD aqui.